Introdução
Há 25 anos, entrei em uma sala de aula com alunos de 15 anos e apresentei minha proposta. Ofereci ajuda para eles iniciarem um negócio, mas com uma condição: todos precisavam concordar em trabalhar comigo e a decisão teria que ser unânime. Na época, não tinha ideia de como isso funcionaria. Era um experimento para mim. No meio da sala, havia um garoto sentado, desinteressado, rejeitando totalmente o que eu tinha a dizer. Em determinado momento, ele até disse que aquilo era uma perda de tempo e perguntou por que se importar. Então, decidi enfrentá-lo diretamente e disse: "Sabe de uma coisa? Isso é um negócio de verdade. Vocês que vão estar no comando, serão os tomadores de decisão. Vocês definirão suas próprias metas e, no final, ficarão com os lucros". Ao ouvir isso, ele se animou e eu soube que ele estava a bordo. Uma semana depois, quando voltei, ele estava na frente do grupo, liderando um brainstorming para criar ideias de marketing, e no final, ele obteve o maior lucro. O interessante foi quando conversei com o diretor e o professor mais tarde. Eles compartilharam comigo que aquele garoto raramente participava das aulas, não entregava trabalhos e costumava faltar frequentemente. No entanto, eles ficaram fascinados com o nível de envolvimento dele e queriam saber o que havia naquele projeto que capturou sua imaginação. Habilidades empreendedoras são essenciais atualmente. As pessoas precisam desenvolver habilidades criativas, pensamento crítico, solução de problemas e comunicação. No entanto, apenas essas habilidades não são mais suficientes. Precisamos ajudar os jovens a desenvolverem uma mentalidade empreendedora.
Desenvolvendo uma Mentalidade Empreendedora
Quando pensamos no futuro, é muito importante que as crianças de hoje sejam flexíveis e adaptáveis. Elas precisam ser capazes de antecipar as mudanças antes que elas aconteçam, identificar oportunidades e ter confiança para aproveitá-las. No fundo, tudo se resume a estar constantemente focado em crescer, desenvolver e melhorar. É importante ressaltar desde o início que não estou sugerindo que todos precisam ser empreendedores. O que estou dizendo é que os jovens de hoje, independentemente de trabalharem por conta própria ou para um empregador, precisam ter uma mentalidade empreendedora forte para alcançarem o sucesso em um mundo em constante mudança.
Nurturing a Mentalidade Empreendedora
A pergunta importante é: uma mentalidade empreendedora pode ser desenvolvida? Absolutamente. Na verdade, percebi logo no início que não apenas pode ser desenvolvida, como também é importante começar cedo. Por isso, criei um programa de empreendedorismo para crianças do ensino fundamental, entre 9 e 12 anos, para começarem seus próprios negócios e desenvolverem uma mentalidade empreendedora por meio do lançamento de empreendimentos comerciais. Eles têm que criar planos de negócios, desenvolver produtos e materiais de marketing e, no final, participar de um evento real chamado "Young Entrepreneur Show", uma espécie de feira de negócios, onde interagem com clientes e ganham dinheiro de verdade. O programa é facilitado pelos professores, o que considero o aspecto mais poderoso, pois torna disciplinas como matemática, língua inglesa e estudos sociais mais significativas e relevantes para as crianças. Já alcançou cerca de 40 mil crianças e estou muito animado em poder compartilhar algumas de suas histórias com você hoje.
Experiências Empreendedoras de Sucesso
Para as crianças, a ideia de criar um produto para vender de verdade é extremamente emocionante. Às vezes, os alunos criam produtos que são populares, outras vezes eles vão além e pensam em como resolver problemas ou fazer a diferença no mundo através de um produto. Por exemplo, uma aluna chamada Mimi decidiu criar um brinquedo que se parecesse com um gato. Ela usou tecidos sintéticos e costurou-os juntos para criar um rosto de gato na frente e uma cauda. Ela deu o nome de "Roadkill Kitties" ao seu produto. Além disso, ela pegou um galho grande que havia caído de uma árvore em seu jardim, o colocou em cima da mesa e pendurou todos os produtos nele. Ao passarem por lá, as pessoas viam essas criaturas felinas parecendo que estavam pulando nelas. Mimi também tinha o toque de exibir o produto aos clientes, deixando-os alisá-lo e vendo-o se enrolar. O negócio de Mimi ganhou vida e ela ganhou vida também. Mimi não era uma aluna forte academicamente, mas teve o negócio mais bem-sucedido de sua classe, graças ao seu talento empreendedor e artístico.
A etapa de desenvolvimento do produto também é muito importante, pois os alunos começam com uma ideia, mas precisam fazer pesquisa de mercado, criar protótipos e, em seguida, entrar em produção. É uma etapa rica em oportunidades de aprendizado. Por exemplo, um aluno chamado Tyler queria criar marionetes de meia. Ele fez uma pesquisa de mercado para aprimorar o design. Quando perguntou qual cor as pessoas preferiam, a maioria escolheu a opção tie-dye (uma técnica de tingimento). Porém, surgiram dúvidas em relação à cor do cabelo da marionete e da língua. Ele não conseguia chegar a uma decisão com base nos dados da pesquisa. Então, ele foi até o professor pedir ajuda. O professor respondeu que a decisão era dele, que ele tinha habilidades criativas e de pensamento crítico e estava ansioso para ver o que ele iria fazer. Tyler saiu da sala e ninguém sabia ao certo como isso iria se desenrolar. Alguns dias depois, ele voltou com uma solução. Ele colocou um botão na cabeça das marionetes e outro dentro da boca, para que as peças pudessem ser removidas. Além disso, ele criou várias opções adicionais para que as pessoas pudessem personalizar suas marionetes. Ele não parou por aí, fez acessórios extras e conseguiu aumentar significativamente seus lucros. A criatividade de Tyler foi fundamental para o sucesso de seu negócio.
O Show dos Jovens Empreendedores
Uma das partes mais impactantes do programa é o "Young Entrepreneur Show", onde os alunos interagem com os clientes. É uma oportunidade incrível para eles pensarem rápido e resolverem problemas enquanto usam habilidades de comunicação para apresentar e conversar com os clientes. Recentemente, participei de um evento antes do feriado e havia um garoto que estava tendo dificuldades porque tinha um produto ótimo: um enfeite de Natal feito de galhos e barbante, simplesmente lindo. No entanto, eles estavam pendurados em uma árvore e não estavam vendendo. O garoto veio falar comigo e disse que estava com um problema. Sugeri que ele desse um passo para trás e olhasse o que os clientes estavam vendo. Foi então que ele percebeu que talvez o problema fosse que os enfeites faziam parte da árvore e não estavam à venda. Ele decidiu pegar um para mostrar aos clientes os diferentes designs. Ele fez isso e ficou ao lado da árvore, conversando com as pessoas. Em apenas 10 minutos, ele já havia vendido três enfeites. Fiquei impressionado com a intensidade da situação. Observando o rosto dele, pude ver o orgulho estampado. Essa experiência mostrou que o aprendizado é um processo importante e que as crianças alcançam o sucesso quando têm liberdade para tomar decisões e aprendem com situações reais.
Benefícios do Empreendedorismo para Jovens
O programa de desenvolvimento da mentalidade empreendedora traz benefícios significativos para os jovens. O primeiro é que ele muda a cultura escolar. Uma professora, ao completar 10 anos trabalhando com o programa, foi questionada sobre a diferença entre o primeiro e o décimo ano. Ela respondeu que, no primeiro ano, quando perguntou aos alunos quantos achavam que poderiam ter seu próprio negócio, apenas um ou dois levantaram a mão. No décimo ano, todos levantaram a mão. Os alunos concordaram e uma aluna resumiu bem a mudança: "Participei da minha primeira feira de negócios quando estava no jardim de infância e desde então venho pensando em meus produtos". O programa empreendedor não apenas mostra aos alunos que o empreendedorismo é uma opção de carreira viável, mas também os ajuda a perceber que têm potencial para fazer coisas que talvez nunca tivessem imaginado antes.
O segundo benefício é que o programa ajuda a liberar o potencial dos alunos. Lembro de um aluno chamado Keegan, que tinha uma marca de sabonete. Ele tinha uma postura confiante ao interagir com os clientes. Quando perguntei por que ele achava divertido, ele respondeu: "É divertido porque posso ser eu mesmo". Olhei para a mãe dele e ela estava chorando. Percebi que havia algo mais por trás disso. Alguns meses depois, ele fez uma apresentação para um grupo de educadores e disse que a escola não era fácil para todos. Ele explicou que tinha dificuldades de aprendizado e frequentemente tinha problemas na escola. Porém, com o projeto, ele pôde pensar de forma criativa, descobrir que era mais criativo e talentoso do que imaginava antes e perceber que tinha mais potencial do que pensava. Isso lhe deu esperança para o futuro. O projeto empreendedor ajuda os jovens a descobrirem novos potenciais e a lidarem com a ansiedade em relação ao futuro.
A mentalidade empreendedora também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de liderança. Um exemplo disso é um menino com ansiedade social e autismo leve. Ele tinha muita dificuldade em falar em público, mas, durante a feira de negócios, ele interagiu com os clientes e vendeu todos os seus produtos. Ele teve um desempenho excepcional no programa. Os alunos também são incentivados a doar 10% dos lucros para caridade. Sua turma decidiu doar para a SPCA, uma organização que cuida de animais. No entanto, ele queria doar para uma nova ala de um hospital que apoiaria crianças com ansiedade. Ele pediu para falar em frente a uma plateia e explicou sua experiência empreendedora e por que aquela instituição era importante para ele. Além disso, ele anunciou que doaria 50% dos lucros para a instituição. Essa experiência empreendedora mostrou às crianças que elas podem fazer a diferença no mundo, descobrir carreiras gratificantes e significativas e serem autossuficientes.
Conclusão
Devemos ajudar as crianças a desenvolverem uma mentalidade empreendedora, aproveitando seus talentos especiais para deixarem sua marca no mundo. Esse tipo de experiência empreendedora não apenas ajuda as crianças a descobrirem seus potenciais, mas também impacta a cultura escolar e fortalece suas habilidades de liderança. Além disso, ela as prepara para enfrentar um futuro em constante mudança e incerteza. Vamos juntos ajudar as crianças a desenvolverem uma mentalidade empreendedora e a usarem seus talentos especiais para deixarem sua marca no mundo.
Artigo baseado no video - The Power of an Entrepreneurial Mindset | Bill Roche | TEDxLangleyED
https://www.youtube.com/watch?v=Ihs4VFZWwn4
Comentários
Postar um comentário